Análise de Instabilidade de Microssatélites em Tumores
Exame genético que identifica defeitos no sistema de reparo do DNA que podem estar associados a cânceres hereditários.



A Análise de Instabilidade de Microssatélites em Tumores é um teste que examina a estabilidade genômica de um tumor. Ao detectar mudanças no número de repetições de sequências de DNA conhecidas como microssatélites, este teste identifica defeitos no sistema de reparo do DNA que podem estar associados a cânceres hereditários, como o câncer colorretal hereditário não poliposo (HNPCC). Essa análise detalhada é crucial para uma avaliação precisa do risco genético e para a orientação de estratégias de manejo clínico.
Condições Especiais de Pagamento
Frete grátis no Brasil todo
Convênio
Prático e seguro
Informações gerais
Detalhes sobre o exame
Este exame é realizado pela técnica de amplificação por PCR de 5 regiões genômicas que contém microssatélites específicos, seguida da separação de fragmentos por eletroforese capilar, a partir de amostras de tumores conforme contexto clínico apropriado.
Material
Amostras em tecidos (blocos de parafina ou lâminas histológicas).
Prazo para resultado
10 dias corridos.
Genes analisados
PCR de 5 regiões genômicas que contém microssatélites específicos, seguida da separação de fragmentos por eletroforese capilar. A interpretação dos resultados tem como base a avaliação da retração ou expansão das regiões avaliadas.
Documentos necessários
Pedido médico, laudo de anatomia patológica, termo de consentimento e questionário do exame. Código interno: MSITUMOR.
